Leitura da Semana

                                                          Memórias de um Cabo de Vassoura”
                                                                                                      Orígenes Lessa

Em sua vida na floresta enfrentou raios e ventanias. Abatido pelo machado um dia, deixou de ser árvore, e virou madeira… Seria transformado e viver no mundo dos homens. Qual nova existência teria? Ia ser porta, mesa ou cadeira? Mastro de navio ou piano?112198146SZ

Comprado num armazém, descobre que virou um simples cabo de vassoura. Solidário com sua cara metade – a vassoura propriamente dita, a quem coube o destino ainda pior de enfiar a cara no lixo – esse adorável e bem-falante cabo de vassoura cumpre um destino que não escolheu, sem perder jamais a esperança, até encontrar um amigo que muda sua vida de maneira mágica e inesperada.

“Memórias de um Cabo de Vassoura”, de Orígenes Lessa, com ilustrações de Avelino Guedes. Global Editora, 104 páginas.

Texto para leitura_Memórias de um cabo de vassoura

Tentação

Clarice Lispector

O conto Tentação de Clarice Lispector narra um encontro de olhares basset-hound4entre uma menina com soluço, sentada à frente de sua casa em um dia de calor e um cão. Encontram-se numa pequena cidade e essa paixão dura o tempo do cão virar a esquina com sua verdadeira dona…

Texto para leitura_TENTAÇÃO_Clarice Lispector

Uma lição inesperada

Sem título

Nesta segunda-feira de janeiro, período de volta às aulas, não poderíamos falar sobre outro assunto. O texto que vamos ler, fala sobre o primeiro dia de aula de um garotinho e  início de ano letivo que é sempre igual: vontade de rever os amigos, contar as novidades, conversar sobre viagens, conhecer alunos novos… Mas e quando se cai em uma sala nova, sem nenhum conhecido? O que você faria nessa situação?

É exatamente isso que acontece com Lilico! Vamos ver como ele resolve esta situação. Boa leitura!
Texto_para_Leitura_Uma_lição_inesperada_João_Anzanello_Carrascoza

A espada – Luís Fernando Veríssimo 

Luis Fernando Veríssimo é um dos grandes nomes da Literatura Brasileira. Suas crônicas, sempre inteligentes e criativas e com o humor na dose certa.

Leia a crônica abaixo e divirta-se com mais essa história engraçada de um grande escritor de nossa literatura.download

Texto_para_Leitura_A Espada_Luis_Fernando_Veríssimo.

O futuro da memória

“Imagine se você pudesse se lembrar de tudo o que quisesse. Em vez de decorar as lições da faculdade ou da aula de inglês, pudesse implantar as memórias delas no seu cérebro – e recordá-las numa fração de segundo sempre que precisasse…”

Memoria-fraca

Descubra você também as novidades científicas que vêm por aí!

Texto para leitura_O futuro da memória

Vamos acabar com esta folga- Stanislaw Ponte Preta

Muitas pessoas dizem que brasileiro tem mania de dar um jeitinho em tudo. Stanislaw Ponte Preta mostra de uma maneira bem divertida que por diversas vezes as coisas não saem como o planejado.

Leia o texto abaixo e aprenda mais essa lição.

Texto para leitura- Vamos acabar com esta folga

A luva- Tatiana Belinky

Imagine o que acontecerá num conto que tem como título A Luva? Que nome você atribuiria às atitudes da moça apresentada no texto: orgulho, soberba, vaidade, tirania… ???

Você ficará encantado com essa belíssima história.

Depois da leitura, aproveite para pensar um pouquinho no comportamento humano.

Texto para leitura_A luva_Tatiana Belinky

Amor de Clarice Lispector

No conto, Amor, Clarice Lispector abusa do recurso de descrever sentimentos e pensamentos. Essa é uma de suas características mais importantes, visto que ocorre na maioria de seus contos, como em “Amor”.

Conheça a personagem Ana que vive um conflito psicológico. Encante-se e reflita com esse maravilhoso presente de Clarice Lispector, Amor…

Texto para Leitura- Amor – Clarice Lispector

Negócio de menino com menina-  Ivan Ângelo

Ivan Ângelo narra com uma lógica, nem sempre compreensível pelos adultos, mostrando a acirrada disputa entre um poderoso fazendeiro e um menino pobre e decidido a não vender um passarinho.

No texto abaixo, percebe-se quatro situações em que o pobre menino é exposto. Provocação, sedução, intimidação e tentação…

Texto para Leitura- Negócio de menino com menina _conto_

Papagaio congelado de Ricardo Azevedo

A crônica de Ricardo Azevedo mostra a história de um papagaio que mudou seu comportamento e entrou em choque ao ver uma cena que nunca vira antes.

Depois de ler a crônica, reflita sobre quantas vezes as pessoas se precipitam diante de situações aparentemente lógicas, mas que na verdade são apenas aparências? Neste momento elas tiram conclusões precipitadas…

Texto para Leitura- Papagaio congelado – Ricardo Azevedo

Os Jornais de  Rubem Braga

Jornal é sinônimo de informação, notícia verdadeira. Mas nessa crônica, Rubem Braga apresenta um outro olhar sobre os jornais… Leia e veja por que os jornais noticiam tudo, tudo, menos, uma coisa tão banal de que ninguém se lembra: a vida… clicando no link abaixo…

Texto para Leitura- Os Jornais – Rubem Braga

Os Bons Ladrões (Paulo Mendes Campos)

Ladrão é sinônimo de roubar e tirar as coisas. Mas nessa história, Paulo Mendes Campos apresenta o ladrão fazendo outras coisas… boas.  Leia e veja a bondade que ele fez.

Texto para Leitura- Os Bons Ladrões – Paulo Mendes Campos

Antigamente (Carlos Drummond de Andrade)

A linguagem falada não é um elemento fixo e imutável. Ao contrário, reflete mudanças do meio social. Vem se transformando através dos tempos e, o mais notável, pode mudar, dentro de uma mesma época, de acordo com as circunstâncias sociais.

Ao ler o texto de Carlos Drummond de Andrade, que viveu no século XX (1902-1987), você vai sentir a afirmação acima e vai se divertir com o inusitado da linguagem através dos tempos.

TEXTO PARA LEITURA_ANTIGAMENTE

No restaurante (Carlos Drummond de Andrade)

Uma história, muitas vezes, traz coisas disfarçadas, que só lendo e relendo a pessoa descobre.

 Com muito humor e sensibilidade Carlos Drummond fala do cotidiano e revela a preciosidade que se esconde nos acontecimentos mais comuns, como uma criança tentando persuadir um adulto com argumentos infantis.

 Divirta-se com essa crônica bem humorada.

Texto para leitura/No restaurante

A Pequena Vendedora de Fósforos (Hans Christian Andersen)

Esse conto fará você refletir questões importantes como: o abandono, a miséria, a fome, a indiferença, a inveja e a exclusão.

É importante que as pessoas reflitam sobre estas questões, principalmente no que se pode fazer para ajudar a tornar a vida do próximo e por consequência, a sua própria vida melhor.

Que as pequenas e os pequenos vendedores de fósforos tenham histórias lindas, cheias de amor, compaixão, ajuda, carinho e felicidade.

Texto/A Pequena Vendedora de Fósforos

Nunca se deve consentir em rastejar quando se sente um impulso para voar.” (Helen Keller)

Quem nunca se sentiu incapaz de aprender algo ou derrotado por não conseguir fazer alguém aprender.Certamente a história abaixo  fará você pensar o quanto somos capazes, pois Helen nasceu sem asas e voou. Imaginemos, então, nós que temos asas o quanto conseguiremos voar…

Helen Keller (1880-1968), uma mulher extraordinária, cega, surda e muda desde bebê, nos chama a atenção para a apreciação de nossos sentidos, algo que normalmente não percebemos.

Você já parou para pensar em: o que você olharia se tivesse apenas três dias de visão?

Pois reflita a respeito e descubra…

“Nunca se deve consentir em rastejar quando se sente um impulso para voar.” (Helen Keller).

Downloads/texto/Leitura-TRÊS DIAS PARA VER

Pechada- Crônica de Luís Fernando Veríssimo

Existe uma questão que é essencial na escola: o convívio com as diferenças. Nesta crônica observaremos a diversidade de costumes e quem sabe possamos aprender a respeitar os diferentes modos de vida existentes em nosso país.

Pechada

Hora de Dormir (Fernado Sabino)

Esta crônica de Fernando Sabino nos apresenta um divertido diálogo entre pai e filho. O pai tenta convencer o filho a desligar a televisão e ir dormir; o filho tenta convencer o pai a deixá-lo ver televisão. Quem ganhará em argumentos? Leia este maravilhoso texto e divirta-se!

HORA DE DORMIR

O Padeiro (Rubem Braga)

Sabemos que há profissões valorizadas pela sociedade e outras nem tanto, porém muitas vezes não percebemos a diferença que alguns profissionais fazem em nossas vidas.

Cada profissional contribui de algo forma para que possamos viver bem, sendo todos muito importantes.

Leia a história deste padeiro que se dizia “ninguém” e comente a respeito. O que você acha da atitude dele? E sobre as outras pessoas se referirem a ele dessa maneira, você concorda?

Deixe sua opinião!

 O PADEIRO_RUBEM BRAGA

Mendigo (Paulo Mendes Campos)

 Todas as vezes que ouvimos falar de um mendigo, sempre vêm à nossa cabeça imagens de uma pessoa pobre, que pede dinheiro ou “uma esmola”.

 O texto de Paulo Mendes Campos mostra que, mesmo com as diferenças sociais, um mendigo pode dar grandes lições de vida. Ou simplesmente abrir os nossos olhos para coisas que não damos a devida atenção.

 Assim, leia o texto e dê sua opinião a respeito!

LEITURA MELHOR VIAGEM – TEXTO MENDIGO _PAULO MENDES CAMPOS_

  Festa de Aniversário (Fernando Sabino)

A falta de comunicação complica toda e qualquer situação.

Festa de Aniversário- Fernando Sabino

Aventura no Reino Verde

Dois irmãos gêmeos moravam na beira da floresta amazônica na casa de uma tia que os maltratava. Quando fogem de casa encontram em seu caminho diversas figuras folclóricas.

Vera-Siqueira-Aventura-no-Reino-Verde

Asgard

O conto Asgard é a primeira incursão da autora de paradidáticos Juliana Dalla pela literatura fantástica. Através dessa obra repleta de referências mitológicas, a autora nos leva a uma aventura em sua peculiar versão do solo asgardiano. Nessa terra mágica de mortos e deuses, uma humana viva chega para reacender questões sociais e políticas oprimidas pela moral e pelo tempo. 

Juliana-Dalla-Asgard

O PitBull é Manso, Mas o Dono Dele já Mordeu Uns Quantos

“O pitbull é manso, mas o dono dele já mordeu uns quantos…” é uma história infanto-juvenil cheia de aventura e ironia. Deco, um adolescente com problemas de locomoção e poderes telecinéticos, apaixonado por Bebel, sua colega, e amigo de Marcão, um sujeito um tanto desmiolado, se mete em uma perigosa aventura quando reúne material para um trabalho escolar.

Simone_Saueressig-Pitbull

A Ilha do Tesouro

A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, livro sobre piratas e tesouros enterrados. Nele, um garoto chamado Jim Hawkins cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Diversos fatos vão acontecendo, até que o jovem menino (e narrador da história) se vê em um navio indo em busca de um tesouro.

Robert-Louis-Stevenson-A-Ilha-do-Tesouro

Alice no País das Maravilhas

 O livro conta a história de uma menina chamada Alice que cai numa toca de coelho que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Este está repleto de alusões satíricas dirigidas tanto aos amigos como aos inimigos de Carrol, de paródias a poemas populares infantis ingleses ensinados no século XIX e também de referências linguísticas e matemáticas frequentemente através de enigmas que contribuíram para a sua popularidade. 

Alice-no-Pais-das-Maravilhas

No Reino das Letras Felizes

No Reino das Letras Felizes – conta a história de um reino onde seus habitantes, as letras, não se comunicavam, não se conheciam. Até que a rainha Alfa promove um baile no qual apresentou todas as letras que formaram o alfabeto. O livro trabalha as vogais e consoantes de maneira educativa e lúdica.

Lenira-Almeida-Heck-No-Reino-das-Letras-Felizes

A Bruxa e o Caudeirão

Quando preparava uma sopa com uns olhinhos de couve para o jantar, a bruxa constatou que o caldeirão estava furado. Não era muito, não senhor. Um furo pequeníssimo, quase invisível. Mas era o suficiente para, pinga que pinga, apagar o fogo do caldeirão. Nunca tal lhe tinha sucedido.

A-Bruxa-e-o-Caudeirao- Jose-Leon-Machado-

Anúncios

Comentários em: "Leitura da Semana" (49)

  1. o texto mendigo parece muito legal. Obs: Obrigado pela homenagem ao dia das criaças.
    E eu queria dar os parabéns aos professores! Feliz dia dos professores e desculpa por fala tarde!

  2. Felipe C. Setra disse:

    Muito legal Professora,gostei muito !

  3. André dos Santos disse:

    legal

  4. não acho que ladroes fazem boas coisas , e se ele faz ,por deram esse nome

  5. eu fiquei com muita dó da helen keller se você ver o video da até vontade de chorar

  6. luiza moura calçavara disse:

    oiii prof o blog esta bacana

  7. luiza moura calçavara disse:

    gostei do blog

  8. adorei o do padeiro

  9. victor matsumoto disse:

    muito legal todos os livros

  10. henrique cesar disse:

    gostei muito

  11. henrique cesar disse:

    é muito legal

  12. vinicius souza disse:

    achei todos muito daora

  13. victor matsumoto disse:

    achei muito legal o livro vou ver se eu compro

  14. joão victor paula souza disse:

    professoara muitolegal o livro do dracula adorei bastante misterioso

  15. joão victor paula souza disse:

    a historia do padero muito legal e engrasada

  16. muto legal

  17. joão victor paula souza disse:

    muito legal o videoalem keier que historia fasinante muito boagostei

  18. André dos santos disse:

    muito le

  19. legal

  20. gigi santana disse:

    e muito triste mas gostei bastante.

  21. Adorei, muito legal os livros!

  22. Adorei o livro da Alice pois hoje em dia é dificil encontrar um livro tão legal!!!

  23. fi di rapariga ( nati mistro) disse:

    eu sempre leio algum livro q me indicam, e oq eu estou lendo é A Crônica dos Kane – O Trono de Fogo \o/ muito legal

  24. Adorei…

  25. Guilherme Augusto disse:

    Todos são belos livros

  26. fi di rapariga disse:

    eu sou apaixonada por livros e vou tentar ler todos esses \o/ amo

  27. giullia mazini disse:

    gostei muito legal ….

  28. muito legal de ler.

  29. ayme brito disse:

    muito legal , vou procurar ler mais !

  30. Gustavo Augusto Braz Vragas disse:

    gostei

  31. e bem legal

  32. vanessa ayala disse:

    vou ler o livro aventura no reino verde
    achei o livro bom acho que vou gostar de ler

  33. caroline 6a disse:

    adoreiiii

  34. rafaela bezuti 8b disse:

    PROF ADOREI TUDO.
    PARABENS.

  35. rafaela bezuti 8b disse:

    prof eu adorei tudo.
    parabens…
    muito bom……

  36. Adorei os livros que vocês postaram, o blog é muito legal! Parabéns!

  37. Wagner e Vitória disse:

    adorei o site, me incentivou a contiar a ler. As história são muito interessantes e legais!!!!!

  38. Brenda Vilanova disse:

    Vou querer ler o livro Aventura no Reino Verde.. Fiquei muito interessada !!!!

  39. vitoria pedrosa disse:

    oi pro, eu tenho o filme e já li o livro é muito loko.
    parabens pelo seu blog!!! ❤

  40. A Ilha do Tesouro é um dos clássicos da literatura infanto-juvenil escrito por Robert Louis Stevenson em 1883, livro sobre piratas e tesouros enterrados. Nele, um garoto chamado Jim Hawkins cujos pais são proprietários e moradores de uma pequena pensão (mais conhecida como Hospedaria Almirante Benbow), numa cidade litorânea da Inglaterra, vive diversas aventuras após a chegada de um velho lobo do mar. Diversos fatos vão acontecendo, até que o jovem menino (e narrador da história) se vê em um navio indo em busca de um tesouro

  41. eu assisti o livro e foi muito legal E_E

  42. thais ferreira disse:

    professora adorei o livro a bruxa e caldeirao

  43. Giovanna Oliveira disse:

    achei muito legal a ilha do tesouro

  44. Giovanna Oliveira disse:

    prof parabéns amo todas as suas indicações*-*

  45. erreerA

  46. fdfdkjkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  47. eu gostei muito dos livros que vc posta são uito legais eu abri um só e ja comecei a gostar um pouco de portugues

  48. sthefany disse:

    professora adorei o livro reino das letras felizes ele é muito e interativo ao mesmo tempo ,tirando que da para ler em alguns minuto né? só queria pedir pra senhora colocar livros iguais a estes poisa são muitos bons :bjs de sua aluna sthefany

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Nuvem de tags

%d blogueiros gostam disto: